You are currently viewing O papel do raio-X nas lesões ligamentares do joelho
Entende o papel do raio-X nas lesões ligamentares do joelho

O papel do raio-X nas lesões ligamentares do joelho

Raio-x e as lesões ligamentares do joelho

As radiografias com “stress” podem fornecer uma avaliação objetiva e quantificável das lesões ligamentares do joelho. As técnicas comumente utilizadas incluem varo, valgo e “stress” posterior, podendo complementar os achados do exame físico e da ressonância magnética.

Vários estudos demonstraram confiabilidade e validade das radiografias de “stress” para o diagnóstico de lesões isoladas e múltiplas dos ligamentos do joelho. As radiografias com “stress” em varo são realizadas com 20 graus de flexão do joelho para detectar lesões no ligamento colateral lateral e no canto posterolateral. As radiografias de “stress” em valgo com 20 graus de flexão detectam lesões no ligamento colateral medial ou no canto posteromedial. Para avaliação do ligamento cruzado posterior, radiografias com “stress” na região posterior do joelho são obtidas com o paciente ajoelhado em 90 graus de flexão em uma plataforma firme. Veja a correta execução dessas radiografias nas imagens do infográfico

lesoes ligamentares varo

lesoes ligamentares valgo

É fundamental que as radiografias sejam realizadas bilateralmente, permitindo avaliar a diferença entre o lado normal e o lado acometido, comparando com os critérios estabelecidos para a gravidade da lesão.

As radiografias de “stress” ajudam bastante no diagnóstico preciso das lesões complexas do joelho e também fornecem uma medida objetiva da estabilidade do joelho após a reconstrução ligamentar. Essas técnicas de imagem podem ser realizadas em um ambiente clínico ambulatorial com um mínimo de equipamento adicional e, portanto, são econômicas, eficientes e apoiam a tomada de decisão clínica no tratamento de lesões complexas do joelho.

Bibliografia: Arthroscopy: The Journal of Arthroscopic and Related Surgery, Vol 37, No 1 (January), 2021: pp 15-16. Stress Radiographs for Ligamentous Knee Injuries. INFOGRAPHICVOLUME 37, ISSUE 1, P15-16, JANUARY 01, 2021.

Deixe um comentário