You are currently viewing Retorno aos esportes após reconstrução do LCA

Retorno aos esportes após reconstrução do LCA

O que é o ligamento cruzado anterior (LCA)?

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos ligamentos mais importantes para a estabilização do joelho, sendo muito comum a ocorrência de lesões do LCA. Em geral, a incidência de lesão do LCA é maior em pessoas que praticam esportes de maior impacto, como futebol, basquete, vôlei e artes marciais. Você conhece alguém que já machucou essa importante estrutura do joelho? Então compartilha esse Guia Completo das lesões do LCA com essa pessoa!

ligamento cruzado anterior do joelho
O LCA é um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho.

De forma geral, 50% das lesões do ligamento cruzado anterior ocorrem em combinação com rupturas dos meniscos, cartilagem articular ou outros ligamentos. Convido você a clicar nos links de cada uma dessas lesões associadas aos problemas do LCA (logo na linha de cima) e, de forma rápida e simplificada, ter o conhecimento completo de todas estas lesões do joelho!

O LCA é fundamental para a estabilização do joelho. Isso evita que a tíbia (osso da canela) se mova excessivamente em relação ao fêmur (osso da coxa). Quando esse movimento anormal ocorre, é chamado de instabilidade.

 

Como ocorre a lesão do LCA?

Muitas vezes, há um estalo quando o ligamento se rompe e o inchaço geralmente ocorre dentro de horas. A dor e o inchaço melhoram em torno de duas semanas, entretanto, evidencia-se o quadro de instabilidade, ou seja, a sensação do joelho frouxo ou saindo do lugar, principalmente na tentativa de realizar atividades esportivas. Esses “falseios” repetitivos do joelho podem fazer com que estruturas nobres, como meniscos e cartilagem, sejam machucadas com o passar do tempo.

lesão do ligamento cruzado anterior causada por entorse
A lesão do ligamento cruzado anterior geralmente, ocorre após algum movimento de torção do joelho (a famosa entorse).

 

 

O tratamento da lesão do LCA

Apesar de ser um dos procedimentos mais realizados na prática do Cirurgião de Joelho, nem todo mundo precisa de cirurgia. Algumas pessoas, dependendo da idade e do grau de atividade praticada, podem compensar o ligamento lesionado com exercícios de fortalecimento. Devemos ficar atentos, pois episódios de instabilidade causam danos nas estruturas importantes dentro do joelho, o que pode resultar em artrose precoce. Quer entender tudo sobre as lesões do LCA? Acesse agora mesmo esse Guia Completo das Lesões do LCA.

 

As técnicas cirúrgicas evoluíram nos últimos anos, com redução de complicações e recuperação muito mais rápida do que no passado. A cirurgia é realizada artroscopicamente (cirurgia por vídeo). O ligamento rompido é removido e, em seguida, os túneis (furos) no osso são perfurados para aceitar o novo enxerto. Este enxerto que substitui o seu LCA antigo é formado a partir do tendão dos isquiotibiais ou do tendão patelar. Há vantagens e desvantagens para cada um. A escolha da melhor opção terapêutica deve ser feita de forma individualizada para cada paciente.

 

O processo de reabilitação

A reabilitação é parte fundamental do tratamento e é recomendado que seja iniciada o mais cedo possível. Todo processo deve ser supervisionado por um fisioterapeuta especializado e envolverá atividades como bicicleta ergométrica, natação, exercícios proprioceptivos e fortalecimento muscular. Só após um adequado processo de reabilitação é que se inicia a transição para retorno às práticas esportivas.

Retorno aos esportes após lesão do LCA
Retorno aos esportes após lesão do LCA

 

Uma pergunta que escutamos frequentemente no consultório é: “após a cirurgia do LCA, quando poderei retornar aos esportes?”. Essa é uma questão que não é simples, cada caso deve sempre ser avaliado de forma INDIVIDUALIZADA para decidirmos o tempo correto de retorno aos esportes após uma cirurgia no joelho.

Principalmente quando consideramos atletas de alta performance/demanda, algumas “baterias de testes” podem ser consideradas para “liberar” esse atleta para retornar aos esportes de alto impacto. Seria uma forma de medir a capacidade funcional recuperada durante a reabilitação após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). Caso esses testes “funcionem”, espera-se que essas pessoas que “passaram” nos testes tenham um menor risco de nova lesão do LCA após retornar aos esportes.

Os resultados dos trabalhos científicos mais modernos ainda não são totalmente conclusivos. Um deles demonstrou que apenas 23% dos pacientes foram “aprovados” nestes testes. Mesmo assim, ainda fica uma dúvida na relação direta entre “passar” no teste e não ter uma nova ruptura do ligamento cruzado anterior.

Retorno aos esportes após lesão do LCA

 

 

O seu caso é sempre único!

Como sempre gostamos de enfatizar, o mais importante é que sempre cada paciente tenha uma conduta INDIVIDUALIZADA. Atingir um bom controle e fortalecimento muscular, com equilíbrio de força entre os dois membros inferiores é fundamental. Além de toda a parte da reabilitação e do ganho muscular, precisamos considerar os fatores de cada pessoa, que influenciam na “’cicatrização” do enxerto, fazendo com que ele forme um novo ligamento. Isso é o que chamamos de fatores biológicos!

Conte sempre com um Especialista em Joelho com experiência no tratamento das lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) para ajuda você a ter uma recuperação mais rápida e um retorno às atividades que você gosta de fazer! Entre em contato que estamos à disposição para ajudar você nesse processo!

 

Bibliografia:

INFOGRAPHIC| VOLUME 36, ISSUE 6, P1500-1501, JUNE 01, 2020. Is There Value and Validity for the Use of Return to Sport Test Batteries After Anterior Cruciate Ligament Injury and Reconstruction? DOI:https://doi.org/10.1016/j.arthro.2020.03.025

 

 

 

 

Deixe um comentário