You are currently viewing Progressão da lesão da cartilagem na artrose de joelho

Progressão da lesão da cartilagem na artrose de joelho

O que é a artrose de joelho?

A artrose de joelho, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é um processo progressivo e degenerativo que acomete a cartilagem articular a qual reveste as estruturas ósseas e o osso subcondral (que fica logo embaixo da cartilagem). A cartilagem, por sua vez, tem como função absorver impactos, prover o deslizamento ósseo entre duas estruturas ósseas sem gerar atrito durante o movimento e proteção. O seu comprometimento poderá gerar dor nas articulações afetadas, rigidez articular, perda de mobilidade, redução na amplitude de movimento, edema local (inchaço), rangidos e, principalmente, limitações funcionais.

 

O que é a cartilagem?

Boa parte dos ossos é revestida por um material claro, relativamente translúcido, que não tem nervos nem vasos sanguíneos (portanto não dói nem sangra), chamado cartilagem. Essa cartilagem, que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos, sofre um processo de destruição durante a artrose. Assim, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de pressão e também se deteriora. Da mesma forma, os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta são afetados quando existe osteoartrite.

 

Qual a causa da dor na artrose de joelho?

Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela é rico em nervos e sangue e as estruturas como tendões, músculos e ligamentos têm muitas terminações nervosas. Logo, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que têm nervos. Mas o mais provável é que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos. Isso explica, pelo menos em parte, porque há pessoas com muitas alterações na radiografia das juntas causadas por artrose sem apresentar muitos sintomas e o contrário também é possível. Ou seja, muitos sintomas, com pouca alteração nos exames de imagem. A inflamação que ocorre na junta com artrose não é intensa, mas é persistente e parece que aumenta com o tempo. Essa inflamação parece ser a maior razão de as pessoas terem sintomas que incluem: dor, principalmente aos movimentos; inchaço, sensação de crepitação (estalos) nas juntas; dificuldade para movimentar as juntas.

 

Progressão da lesão da cartilagem na artrose de joelho

As imagens que vamos mostrar agora explicam muito bem como ocorre a progressão da lesão da cartilagem em uma pessoa com quadro de artrose ou osteoartrite de joelho…

Nessa primeira imagem, observamos como ocorre a progressão da artrose em um modelo esquemático.

Observe a progressão da artrose nesse modelo esquemático

 

Nessa outra imagem, podemos observar como foi a evolução de uma pessoa com artrose joelho, com base nas radiografias realizadas com o passar do tempo…

 

Conheça o tratamento da artrose de joelho

 

A artrose é uma doença crônica, que causa dores e limitações em muitas pessoas (eu imagino que você deva ter algum parente ou amigo próximo que possui artrose dos joelhos, quem sabe até você mesmo!), mas que hoje é bem mais estudada. Isso levou ao desenvolvimento de novos tratamentos para a artrose de joelho.

Quer saber simplesmente tudo sobre a artrose de joelho? Clique agora nesse link e veja no GUIA COMPLETO DA ARTROSE DE JOELHO.

Compartilhe esse texto e ajude quem está sofrendo com dores nos joelhos.

Não deixe de realizar uma avaliação com um Especialista em Joelho competente, para guiar você nesse tratamento!!

 

 

Deixe um comentário