Procurando um especialista em joelho?

Olá, fico muito feliz de ter você no meu site. Este é um espaço feito especialmente para você! Aproveite para tirar todas as dúvidas e buscar os esclarecimentos com um especialista em joelho. Abordaremos as principais condições clínicas e cirúrgicas do joelho. Tive o cuidado de escrever e revisar, pessoalmente, os textos e os materiais que são apresentados neste site. Isso tudo para trazer um conteúdo de confiança e com a qualidade que você merece!

Está precisando de um Ortopedista Especialista em Joelho?

Já me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estaremos prontos para atender você

Dr. Lucas Melo - Especialista em Joelho

Sou Lucas Melo especialista em cirurgia do joelho, fiz Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim que me formei, optei por ir morar em São Paulo para fazer a minha especialização. Tive o prazer e a honra de poder realizar a minha Residência Médica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Após a conclusão da Residência Médica, decidi especializar-me em Cirurgia do Joelho, também na USP. Apesar do termo formal “Especialista em Cirurgia do Joelho”, sabemos que o Especialista em Joelho trata das mais diversas patologias clínicas da articulação do Joelho.
Turma de médicos da USP

Além disso, tive o privilégio de poder ser Médico Preceptor do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), participando das atividades de ensino de acadêmicos de Medicina e residentes em Ortopedia e Traumatologia. Tenho certeza que foi uma experiência única para o meu crescimento pessoal e profissional como Especialista em Joelho.

No momento, estou realizando Doutorado no programa de pós-graduação em Ciências do Sistema Musculoesquelético da USP. Meu projeto estuda o uso de terapia celular e células tronco mesenquimais no tratamento das lesões da cartilagem.

Sou Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Faço parte do Grupo GENU – Cirurgia do Joelho. Estamos sempre realizando discussões e atualizações para poder trazer para você o que há de mais moderno no tratamento das afecções clínicas e cirúrgicas do Joelho.

ISSO É O QUE ESTÁ FAZENDO VOCÊ PROCURAR UM ESPECIALISTA EM JOELHO? VOCÊ SE IDENTIFICA COM ALGUMA DESSAS HISTÓRIAS?

O Ortopedista Especialista em Joelho trata diversos problemas, por exemplo: dores crônicas no joelho, artrose, lesões traumáticas agudas no esporte, rompimento de ligamento, além de vários outros.

Vou escrever algumas histórias de pacientes. Será que você se identifica com alguma delas?

“Não sei dizer direito quando essa dor no joelho começou, mas não teve nenhuma “pancada” ou “torção”. Quando vou subir ou descer escadas, até mais quando vou descer, essa dor piora. Outra coisa chata, quando passo muito tempo numa cadeira e vou levantar, a dor vem com tudo! Em alguns momentos tenho até a impressão de que o joelho está dando uma “inchada” dos lados. Também não é fácil apontar a dor, costuma ser mais pela parte da frente, como se fosse uma dor por dentro”.

  • “Pense como esse joelho “estala”! Quando eu dobro o joelho consigo até escutar o barulho, parece que tem alguma coisa solta. Será que isso é grave?”.
  • “Fiz uma ressonância do meu joelho e veio com condromalácia patelar no laudo. Estou me preocupando com isso, preciso fazer alguma coisa?”
  • “Estava no meio da partida, na hora que apoiei o meu pé no chão, ele ficou preso e eu girei o corpo. Pronto, na hora escutei só o barulho. Doeu demais e “inchou bastante”. Depois de uns 15 dias, a dor passou. Mas aí fui tentar voltar a jogar, só que não sinto firmeza nenhuma no joelho, é como se ele fosse sair do lugar”.
  • “Não lembro quando a dor começou, o que me causa preocupação é que minha mãe tinha esse problema de artrose no joelho e sentia bastante dor. O joelho estala e “incha”. Um amigo até já sugeriu que eu devia tirar essa “água do joelho”. Meus filhos estão falando que também estou com a tal da artrose”.
  • “Parece que tem um negócio solto no meu joelho. Algumas vezes, dependendo do movimento, o joelho até trava e não consigo mais mexer novamente. A dor é bem nesse ponto aqui, parece que tem um espinho ou uma agulha no local”.
  • “Fui me levantar, não teve pancada, apenas pisei um pouco de mau jeito. Na hora senti a patela (rótula) sair do lugar. Pense numa dor grande, cai no chão na mesma hora”.

Algum desses casos pareceu familiar para você? Isso é o dia-a-dia do Especialista em Joelho.

Está com algum desses problemas e precisando de uma avaliação com um Especialista em Joelho? Estou à disposição para atender você!

COMO ATUA O ESPECIALISTA EM JOELHO? QUAIS A PRINCIPAIS PATOLOGIAS TRATADAS?

Que tal você saber quais as principais patologias tratadas pelo Especialista em Joelho e ao mesmo tempo aprender um pouco sobre a anatomia do joelho?

Preste atenção nesse breve resumo da anatomia do joelho, nele estarão inseridas as principais doenças que acometem o joelho. Espero que essa forma fique mais didática para sua compreensão!

Veja que tem vários links para você clicar, sobre cada um desses problemas do joelho. Não deixe de aproveitar para aprofundar o seu conhecimento em cada um desses temas!

O joelho é a maior articulação do corpo. A articulação do joelho é composta pelo fêmur, tíbia e patela (já ouviu falar de condromalácia patelar?). Além da condromalácia patelar, um problema que costuma acontecer na patela e que merece avaliação com um Especialista em Joelho é quando ela “sai do lugar”, a chamada instabilidade patelar.

Todos esses ossos são revestidos com cartilagem articular (superficial). Esta cartilagem articular atua como um amortecedor e permite uma superfície suave de baixo atrito para a movimentação do joelho. As lesões da cartilagem articular podem ser traumáticas ou crônicas. Esses casos mais crônicos é o que costumamos chamar de artrose do joelho.

Como funciona o menisco

Modificado de Nature Reviews:

Entre a tíbia e o fêmur estão duas estruturas fibrocartilaginosas chamadas de meniscos. O menisco medial (interno) e o menisco lateral (externo) repousam sobre a cartilagem da superfície tibial e são móveis. Os meniscos também atuam como amortecedores e estabilizadores. As lesões dos meniscos têm grande impacto na manutenção da integridade do joelho.

Como ocorre lesões ligamentares

KSSTA:

O joelho é estabilizado por ligamentos que estão dentro e fora da articulação. Os ligamentos colaterais (medial e lateral) suportam o joelho do movimento excessivo de um lado para o outro. De maneira simplificada, os ligamentos cruzados anterior e posterior (intra-articulares) suportam o joelho nos movimentos para frente e para trás. Lesões ligamentares, com destaque para a lesão do LCA, fazem parte da rotina do Especialista em Joelho

Como ocorre inflamação nas articulações

Modificado de AAOS:

A articulação do joelho é circundada por uma cápsula (envelope) que produz uma pequena quantidade de líquido sinovial (lubrificante) para ajudar no movimento suave. Quando inflamado, pode associar-se com um quadro de sinovite e derrame articular, o famoso “inchaço” ou água no joelho. Não podemos esquecer dos cistos que aparecem no joelho, sendo o mais comum o Cisto de Baker.

Agende uma consulta com o dr. lucas melo - especialista em joelho

Se você leu todo esse texto e acessou os tópicos referentes ao problema do seu joelho, tenho certeza que várias dúvidas foram respondidas. 

Isso é importante para você compreender melhor como será o tratamento e o processo de reabilitação.

Caso esteja com algum problema no joelho ou ainda tenha ficado alguma dúvida, procure um Especialista em Joelho de sua confiança!

Entre em contato que estamos à disposição para ajudar você da melhor maneira, conte com nossa equipe!