You are currently viewing Artrose de joelho e o sedentarismo

Artrose de joelho e o sedentarismo

ARTROSE DE JOELHO – O ALTO CUSTO DE UMA VIDA INATIVA

Confira esse excelente texto produzido pela Dra Escarllet Alves sobre Artrose de Joelho!

Dra. Escarllet Alves

Fisioterapeuta – UFC 

CREFITO 4 / 285269-F

Diretora do Instituto Trata Fátima

Mestra em Reabilitação e Desempenho Funcional – UFVJM

Colaboradora da Liga de Fisioterapia Esportiva – LIFE/ UFVJM

Aperfeiçoamento em Fisioterapia Ortopédica – FisioemOrtopedia

@physioemacao

O que é a artrose de joelho???

A osteoartrite, popularmente como como artrose,  é considerada como uma das principais causas de incapacidade. Com o envelhecimento da população mundial, os números de casos são projetados para aumentar bastante nas próximas décadas. Tendo em vista o envelhecimento da população e o aumento da obesidade em todo o mundo, podemos prever o ônus da artrose no cenário do sistema de saúde global, ou seja, um grande problema.

Afinal, o que é osteoartrite? É uma doença articular progressiva que atinge a cartilagem e os ossos, causando bastante dor em algumas pessoas. Acometendo cerca de 3,8% das pessoas, mais mulheres que homens, e com maior pico de prevalência em torno de 50 anos de idade.

joelho normal e joelho desgastado
A artrose pode ser definida como um desgaste do joelho.

 

O tratamento moderno da artrose de joelho

Por mais de duas décadas o recomendado para o tratamento de condições no joelho era medicação ou cirurgia, atualmente a prioridade é o tratamento não farmacológico, educação, perda de peso e o exercício. Estamos falando de um processo que envolve um estilo de vida mais ativo, que inclui a atividade física regular e a implementação de hábitos saudáveis.

Mas, desde quando não sabemos os benefícios da atividade física para nossa saúde? Além de benefícios cardiovasculares, metabólicos e psíquicos, temos também alívio da dor em indivíduos com condições musculoesqueléticas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou em 2020, para indivíduos em 18 a 65 anos, a prática de atividade física com média semanal de 150 a 300 minutos, com intensidade moderada. Pergunto: você leitor, atinge essa média? Esse texto traz minutos de reflexão sobre como você quer estar, em termos de saúde daqui há alguns anos. E você pode mudar isso hoje!

A INATIVIDADE em casos já instalados  de osteoartrite leva a piora dos quadros de dor, a fraqueza muscular e a importante INCAPACIDADE. A única forma de reduzir as chances de você ter uma condição crônica de saúde como essa é se mantendo ATIVO e a única forma efetiva de tratar uma condição crônica de saúde como essa é também se mantendo ATIVO. Mesmo que você não consiga cumprir os requisistos mínimos de atividade física recomendados pela OMS, fazer ALGUMA atividade física é melhor do que NÃO FAZER NADA!

Curtiu esse texto???

Aproveite para seguir os excelentes conteúdos publicados diariamente pela Dra. Escarllet Alves em suas redes sociais (physioemacao)

 

Quer saber tudo sobre a artrose de joelho???

Leia agora mesmo o nosso GUIA COMPLETO DA ARTROSE DE JOELHO, no qual você vai encontrar tudo que precisa saber sobre a artrose de joelho, desde o diagnóstico correto até as mais novas opções de tratamento!

Deixe uma resposta